segunda-feira, 4 de maio de 2009

Quem é o Centro Acadêmico?

Os estudantes que saem de suas cidades e deixam para traz suas famílias e amigos para estudar em uma universidade, conhece o propósito do centro acadêmico.
Aquele seu colega que vive sem dinheiro para pagar a xerox, o ônibus, almoço e festas, vive o centro acadêmico todos os dias.
Todos que se indignam com o desrespeito ao nosso dinheiro e a negligencia na administração do nosso curso, e também aqueles que apóiam a causa por diversos motivos e que não podem se afastar de outras obrigações para expressar esta indignação, ambos fazem parte do centro acadêmico.
Os Capitalistas, Darwinistas, Leninistas, Weberianos, Freudianos, Anarquistas, Comunistas, Machistas, Feministas, Budistas, Pacifistas, Criacionistas, Taoistas, enfim, todos os “anos” e “istas”, compõem o centro acadêmico.
Aqueles excluídos das universidades que sabem que precisam chegar aqui para ter uma chance de melhorar as suas vidas e as de suas famílias integram o centro acadêmico.
Vocês que estudam em localidades distantes da Universidade, vocês também são a essência do centro acadêmico.
O estudante que se esforçou e passou muitas noites estudando, perdeu várias festas e eventos até passar nas provas, para evitar uma dep no futuro, faz parte do centro acadêmico.
Os que buscam um estágio, os que procuram uma festa, os que trabalham e estudam, os que já são pais, os que só querem um emprego digno, os que querem revolucionar o mundo, os que desejam preservar o meio ambiente, os que procuram a cura para a AIDS, para o Câncer e outras doenças, os que querem ser respeitados em sua sexualidade, os que querem acabar com o racismo, os que querem a paz mundial, todos são o centro acadêmico.

Este movimento é a expressão dos nossos desejos por uma educação com mais qualidade, mais acessível, mais democrática e que nos transforme no que queremos ser.
Ele é feito por todos nós estudantes, atuantes ou não.

Desta forma um centro acadêmico verdadeiro e representativo esta tentando ser formado. Gastaremos energia e produziremos avanços.

A união de vários estudantes de outros semestres em nossa chapa é um exemplo de que só esta interação pode criar algo novo e benéfico. Somos um grupo com uma visão multidisciplinar e responsável da Unip com os seus desafios e possibilidades.
Prezamos pela comunicação multilateral entre os estudantes e os diversos grupos organizados que atuam na Unip. Só assim podemos evitar que uma minoria utilize a representação estudantil sem responsabilidade.

A Universidade Paulista é de todos os estudantes assim como o centro acadêmico é de todo o estudante. Apropriem-se deste instrumento precioso para a melhoria da Universidade. Afinal, é isso que nos unifica em um só movimento.

Rayssa Rumbelsperger – aluna do 5º semestre

Nenhum comentário: